Esta tarte queijada de nata é simples e cremosa, com um sabor muito bom, apresenta uma textura enqueijada perfeita e não leva base, o que a torna ainda mais simples de fazer e rápida. Porém pode optar por colocar uma base de massa folhada ou massa quebrada, ela fica maravilhosa de todas as maneiras.
Ingredientes:
- 500 gr de açúcar
- 250 ml de água
- 500 ml de leite
- 4 gemas
- 2 ovos inteiros
- 40 gr de farinha de trigo
- 40 gr de farinha maisena
- 1 pitada de sal fino
Preparação:
- Comece por fazer uma calda, junte açúcar com a água e leve ao lume, quanto atingir a fervura mantenha a ferver por 3 minutos.
- Á parte bata as gemas de ovo com os ovos inteiros, até obter um creme homogéneo.
- Noutra taça junte as farinhas com 100 ml de leite e o sal fino, envolva-os bem. Leve os restantes 400 ml de leite a ferver, depois retire do fogão e junte-o gradualmente à mistura das farinhas, sempre mexendo com um fouet. Vai obter uma massa grossa.
- Finalmente junte a calda de açúcar ao preparado e depois de bem envolvidos junte os ovos batidos com as gemas. Esta operação deve ser feita de um modo enérgico de modo a não deixar talhar os ovos no creme ainda quente.
- Verta o preparado numa forma redonda sem buraco (com aproximadamente 24 cm Ø) untada de manteiga e revestida de papel vegetal.
- Leve ao forno pré aquecido a 200 º, até a tarte queijada se apresentar queimadinha, fazendo lembrar o pastel de nata.
- Antes de a desenformar, deixe a tarte arrefecer totalmente, puxe-a pelas pontas do papel vegetal, coloque-a num prato de servir e remova o papel com cuidado.
- Se for do agrado, na hora de servir polvilhe a tarte com canela, tal como se faz com os famosos pasteis de Belém, afinal os sabores são bem parecidos.
Fonte: pecadosnoprato.blogspot.com