Café turbinado Paleo

O café com óleo de coco é típico da dieta Paleo, mas também é usado noutras dietas. O chamado café turbinado leva, nem mais nem menos, do que café com óleo de coco ou uma colher de manteiga. Esta mistura tem como objectivo aumentar os níveis de energia e promove a perda de peso.



O óleo de coco é de facto uma gordura saturada, mas esta é constituída por 65% de Ácidos Graxos da Cadeia Média. As outras gorduras vegetais a que estamos habituados são compostas por ácidos graxos de cadeia longa, ou seja, após serem digeridos serão distribuídos pelo corpo e alimentam os tecidos de gordura. Enquanto a gordura presente no óleo de coco, pelo facto de as moléculas serem menores, acaba por ir directa para o fígado, onde é transformada em energia. Esta gordura acaba por virar energia que é usada de imediato e não é armazenada.

Uma colher de sobremesa de óleo de coco no café da manhã, fornece ao nosso organismo bastante energia, beneficia o metabolismo e diminui a sensação de fome. Além disso ajuda a regular o trânsito intestinal, o que é bastante importante num processo de emagrecimento.

O óleo de coco tem menos calorias comparativamente a outras gorduras. Este óleo pode ser utilizado também em substituição de outras gorduras.

Café turbinado Paleo
Café turbinado

Café com óleo de coco: para que serve?



Além de saboroso, o bulletproof coffee, tem benefícios diversos para a saúde. Confira as propriedades dos seus ingredientes:


Café: é fonte de cafeína, uma substância capaz de estimular o sistema nervoso, aumentando o estado de alerta. O café colabora para o aumento do desempenho desportivo ao retardar o tempo até o cansaço e promover mais energia e disposição. Também melhora o foco e a concentração e tem acção termogénica, estimulando a queima de gordura. Além disso, disponibiliza mais ácidos graxos livres (gordura) para serem queimados, com isso, poupa o estoque de glicogênio no músculo.

Óleo de coco: extraído da polpa do coco, o óleo de coco é fonte de gorduras saturadas na forma de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são rapidamente absorvidas pelo organismo – o que gera energia e evita o acúmulo de gordura. O óleo de coco ajuda a reduzir o colesterol LDL e aumentar o HDL, tem acção anti-inflamatória, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove a sensação de saciedade.


Vantagens do café turbinado




Juntos, os dois ingredientes somam propriedades termogênicas e, por isso, funcionam como excelente pré-treino. Mas a bebida também pode ser consumida como lanche, para saciar a fome e melhorar o estado de alerta durante o trabalho ou estudo.

Preparação


- 200 ml de café forte e quente misturado a uma ou duas colheres de sopa de óleo de coco extra virgem. 

- Para que os ingredientes fiquem bem diluídos, pode mexer com um mixer ou liquidificador.

- Pode adicionar canela a gosto.



Pensou em adoçar? Desista! “Não é recomendado usar nenhum tipo de açúcar ou adoçante. O sabor doce é reconhecido como glicose pelas papilas gustativas, que como resposta liberam insulina.” Porém, quando nenhum carboidrato é consumido na sequência, o resultado é aquela vontade incontrolável de comer doce no meio da tarde.

O ideal é que a bebida seja consumida apenas uma vez ao dia, se possível pela manhã. O óleo de coco tem a função de melhorar a actividade intestinal e seu excesso pode soltar o intestino. Além disso, o café turbinado pode alterar o sono se for tomado à noite. As pessoas com intolerância à cafeína devem evitar o consumo.