Benefícios do tomate para a saúde

O tomate é um fruto rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. 

Tomates

Prevenção do Cancro: Os tomates são uma grande fonte de antioxidantes e fitonutrientes, ambos associados na redução do risco de cancro. Embora os tomates estão sendo vinculados a vários tipos de prevenção do cancro, eles também tem efeitos sobre o cancro da próstata. O fito-nutriente alfa-tomatina tem sido comprovado que altera o processo de desenvolvimento de células cancerígenas da próstata.

Um estudo mostrou que quatro porções de tomate por semana para os homens ajuda a reduzir os riscos de cancro da próstata em 40%. devido a um antioxidante chamado de licopeno que também ajuda na prevenção do cancro no pâncreas. Além disso, o tomate também têm sido associado com a prevenção do cancro do pulmão em vários estudos.

Rico em Antioxidantes: Os tomates são muito ricos em antioxidantes, os três mais comuns, e muitos poderosos são: Vitamina C, vitamina A e beta-caroteno. Ele também contêm boas quantidades de Manganês e vitamina E. No entanto, ele é rico em licopeno, um composto antioxidante que torna uma estrela real no grupo dos antioxidantes. O licopeno está associado à redução do risco de doença cardíaca, os níveis de colesterol, possui propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda na prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.

Coração: O licopeno, Vitamina C e outros antioxidantes são os principais encontrados no tomate e são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular, adicionando oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação, diminuindo os níveis de colesterol e melhora os perfis sanguíneos de gordura.

Saúde Óssea: Os Antioxidantes como o licopeno pode ser essencial na manutenção dos ossos, porque ajudam a prevenir o stress oxidativo nos ossos. Os altos níveis de Potássio encontrados no tomate pode também promover a boa saúde dos ossos.

Agente Anti-inflamatório: Os tomates contêm vários carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes. Os vegetais com níveis elevados de antioxidantes são considerados por ser benéficos para a inflamação nos órgãos.

Rico em Potássio: Os tomates são ricos em Potássio, uma vitamina encontrada frequentemente deficiente na dieta humana. Níveis baixos de Potássio têm sido associados com a hipertensão arterial, doença cardíaca, derrame, artrite, cancro e distúrbios digestivos.

Saúde dos Olhos: Pesquisas já ligaram os antioxidantes presente no tomate com redução do risco de degeneração macular. pois, o licopeno e a vitamina A tem efeitos positivos sobre os olhos.

Diabetes: Os tomates são uma boa fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue. 

Doença de Alzheimer: Alguns estudos têm relacionado o consumo de tomate com redução do risco da doença de Alzheimer e o aumento da função neurológica. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esta conexão.

Perda de peso: Dietas contendo tomates têm sido associadas à redução do risco de obesidade. Mais estudos são necessários para confirmar a ligação entre perda de peso e consumo de tomate, no entanto, o tomate é um baixo teor calórico, È uma fruta rica em nutrientes que a torna um complemento saudável para qualquer programa de perda de peso eficaz.