Vantagens da Alimentação Paleo

Homo Sapiens e a origem da dieta paleo
Homo Sapiens

Alimentação Paleo

A alimentação paleolítica é uma alimentação contemporânea que consiste numa dieta à base de plantas selvagens, carne, peixe e ovos, habitualmente consumidos pelo Homo Sapiens durante o Paleolítico, período durante o qual começou a ser desenvolvida a agricultura. Tornou-se popular em meados da década de 1970 através do gastroenterologista Walter L. Voegtlin e prontamente foi estudada por numerosos autores e pesquisadores e exposta em diversos livros e jornais e revistas académicos.

Construída sobre os princípios da medicina darwiniana, este conceito nutricional é baseado na premissa de que os humanos estão geneticamente adaptados para a dieta dos seus ancestrais paleolíticos e que a genética humana pouco mudou desde o tempo do florescimento da agricultura. Portanto, segundo a teoria, a dieta ideal para a saúde e bem-estar humanos deve parecer-se com a dos seus ancestrais paleolíticos.

Proponentes da paleodieta diferem um pouco nas suas prescrições dietéticas, mas todos eles concordam que as pessoas, hoje em dia, deviam comer principalmente carne, peixe, vegetais, frutos, e evitar ou limitar cereais, legumes e leguminosas, laticínios, sal e açúcar refinado. 

A dieta Paleo é considerada uma das dietas mais saudáveis que existe, além de ser muito popular, principalmente na indústria Fitness, onde o número de adeptos vem crescendo muito nos últimos anos.

A alimentação paleo possui muitos benefícios, mas o maior e principal é que a alimentação está relacionada a época pré-histórica, o que isso quer dizer?

Quer dizer que, a dieta se baseia em se alimentar com aquilo o qual o homem foi originalmente feito para comer, ou seja, alimentos naturais, nada industrializado e processado.

A comida dos dias actuais é cheia de substâncias como açúcares, corantes, gorduras trans. entre outras.

E tudo isso causa problemas à saúde como: obesidade, diabetes, depressão, infertilidade, doenças cardíacas e outras.

Para combater todas essas coisas que a dieta paleo foi desenvolvida, sendo a mais saudável possível, e tornando um estilo de vida e não apenas uma dieta.

A dieta paleo tem muitas vantagens, e agora vamos ver de forma detalhada os principais que ela possui.

Vantagens da Alimentação Paleo


Auxilia na perda de peso:

Como a alimentação da dieta paleo se baseia inteiramente em comer alimentos naturais, ou seja, alimentos que o corpo foi preparado para digerir e absorver. Como tira do dia a dia os açúcares, fontes de amido e cereais, o corpo aumenta a capacidade de queimar gordura.

Melhora o perfil Lipídico Sanguíneo:

No momento em que reduzir os níveis do perfil lipídico diminui a possibilidade de adquirir doenças, principalmente as cardiovasculares.

Equilibra os níveis de açúcar no sangue:

Para quem tem sensibilidade à insulina e para os diabéticos esta dieta é perfeita. Ela faz com que os níveis de glicose se mantenham num nível constante, e isso significa que não vai ter ataques de fome e com isso ainda vai diminuir acumulação de gordura.

Melhora o Sono:

A dieta paleo age com grande efeito nas doenças coronárias, aquelas associadas a insônia. Isso quer dizer que quando adere à dieta paleo nota rapidamente a melhoria na qualidade do sono.

Melhora a qualidade da Pele e dos Dentes:

Quando elimina os açúcares, corantes, gorduras trans. e aromas artificiais vai notar de modo significativo a melhoria na pele, principalmente para quem é propenso a acne. Já os dentes estarão menos sujeitos a ter cáries e manchas.

Melhora a digestão e possui propriedades anti-inflamatórias:

O corpo reage muito melhor a alimentos que não são industrializados nem processados, sem açúcares e amidos. Além das propriedades anti-inflamatórias que a dieta paleo possui o organismo tem uma melhora significativa devido aos benefícios da digestão.

Treinos mais Eficientes:

Como na dieta paleo os nutrientes que ingere são os certos e na quantidade certa para o organismo. O corpo se alimenta de macro e micronutrientes, exatamente aquilo o qual foi preparado para se manter. Isso faz com que o organismo use os alimentos de modo eficiente gerando mais energia e fornecendo aquilo que precisa na hora dos treinos.

A dieta não é só uma promessa de perda de peso rápido e uma significativa melhoria nas doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, colesterol alto entre outras.

Mas ela faz muito mais que isso!

Pirâmide Paleo
Pirâmide Paleo

Claro, que não é só porque vai começar a se alimentar da mesma forma que os homens das cavernas, da noite para o dia, que vai perder peso ou ficar sem doenças.

Tudo depende do equilíbrio, essa é a base não apenas dessa dieta, mas de qualquer outra.

É preciso deixar de ser sedentário, prestar atenção e atender as necessidades do corpo e as exigências nutricionais que cada um possui.

A dieta paleo se baseia no período paleolítico onde os homens se alimentavam com poucos hidratos de carbono, pouco sal e consumiam muitas fibras e proteínas. Mas não apenas isso, eles também praticavam a caça e pesca entre outras coisas.

Não andavam de carro ou de metro e não moravam em cidades poluídas e cheias de tecnologia. Eles tinham um estilo de vida muito diferente.

Não pode deixar tudo de lado e viver como um homem das cavernas, mas além da alimentação tem de praticar exercícios: caminhadas, andar de bicicleta, correr e outros.

A dieta paleo além de popular e por possuir excelentes razões para aderi-la, têm muitos benefícios, a saúde e a perda de peso são os mais importantes.

Se é sua intenção ter uma vida saudável e perder peso ao mesmo tempo, recomendo que siga ou experimente alimentação paleo!