Nozes ajudam a emagrecer

As nozes são ricas em gorduras saudáveis, hidratos de carbono, fibra e proteínas. O ómega 3 que contêm faz das nozes grandes aliadas para combater o risco de obesidade e diabetes.
Nozes
Agora, um novo estudo sugere que também o podem ajudar a controlar o apetite – especialmente aqueles desejos de comer alimentos nada amigos da linha nem da saúde – e até a emagrecer.
Como reporta a revista Veja, para este estudo os investigadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos da América, analisaram como nove pacientes obesos reagiam a uma dieta com este fruto. Os participantes foram divididos em dois grupos e durante cinco dias consecutivos um grupo tomou um suplemento com 48 gr de nozes (cerca de sete nozes inteira), enquanto o outro grupo tomou um placebo, com o mesmo sabor e conteúdo calórico (315 calorias).
Um mês depois de terem voltado à sua dieta habitual, durante cinco dias os pacientes beberam smoothies que continham 48 gr de nozes cada enquanto os participantes do grupo de controlo beberam smoothies com um sabor semelhante e o mesmo conteúdo calórico, mas que não continha nozes.




No final do estudo os pacientes tiveram de olhar para imagens de alto teor de gorduras e calorias, como bolos e hambúrgueres, alimentos de baixo teor de gordura, como vegetais, e ainda imagens neutras da natureza, enquanto os investigadores lhes faziam exames cerebrais (Ressonância Magnética).
Os resultados deste estudo mostraram que quando viam fotos de alimentos gordurosos a atividade cerebral na região da ínsula – responsável pelo controlo do apetite e dos impulsos – era maior nos participantes que consumiram o smoothie com nozes. Isto pode sugerir que o consumo de nozes pode reduzir o apetite e ajudar a controlar os desejos de comer alimentos pouco saudáveis.
As pessoas que consumiram as nozes também reportaram ter menos apetite em comparação com as que beberam o smoothie sem nozes.
Portanto, se costuma ter muita vontade de comer alimentos que não devia, inclua algumas nozes nas suas refeições.