Muffins de chocolate

A receita de hoje é Muffins de chocolate sem glúten. Fáceis, rápidos de fazer e ficam muito bons! Também para quem segue uma alimentação paleo, low carb, sem glúten e sem lactose.

Benefícios do chocolate para a saúde:


O chocolate é constituído por mais de 300 substâncias químicas, que induzem a libertação de vários neurotransmissores (moleculas responsáveis pela transmissão de sinais entre os neurónios). Entre os neurotransmissores destacam-se as endorfinas, hormonas que reduzem o stress, diminuem a dor e induzem satisfação, a serotonina com efeitos anti-depressivos (cuja libertação é induzida pelo triptofano, um aminoácido essencial). A feniletilamina, conhecida como a “anfetamina do chocolate”, leva a alterações no nível da pressão arterial e glicose, induzindo sensação de excitação e aumento do nível de alerta.


O chocolate também contém anandamida, substância com acção semelhante a um dos constituintes da marijuana, que induz a libertação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar (vários antidepressivos comercializados atualmente atuam aumentando os níveis de dopamina no cérebro). Contudo é necessária a ingestão de cerca de 12,5 quilogramas de chocolate para induzir a sensação causada pela marijuana.

Outra substância encontrada no chocolate é a teobromina, que induz relaxamento físico e intelectual, funcionando como um estimulante idêntico à cafeína. Pode contudo provocar dores de cabeça. O chocolate contém também cafeína, mas em quantidades muito pequenas. Em 30 gramas de chocolate encontra-se uma quantidade de cafeína correspondente a uma chávena de café descafeinado.


Muffins de chocolate low carb
Muffins de chocolate

Ingredientes



- 2 claras de ovo
- 4 colheres de farelo de aveia
- 2 colheres de linhaça
- 1 colher cheia de cacau
- 1 colher de açúcar mascavado
- 1/2 chávena de bebida vegetal de aveia ou coco
- 1 banana madura amassada
- 1 colher de fermento
- Raspas grossas ou partido aos bocadinhos de chocolate preto em tablete


Preparação



- Misturar tudo num recipiente e mexer bem com um garfo até ficar uma massa homogénea.

- Depois distribuir nas forminhas de silicone (rendeu 6 muffins).

- Leve ao forno pré aquecido por 15 a 20 min a 180 ºC.

Notas:

- Pode optar apenas por um tipo de farinha.

- Para dar o ponto vá acrescentando mais leite de aveia ou farelo de aveia.