Kefir de Leite

Kefir é um leite fermentado rico em bactérias probióticas que melhoram a flora intestinal, auxiliam na imunidade e melhoram o trânsito intestinal, ajudando a manter a saúde geral do organismo.

Os benefícios do kefir


- Diminuir a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão e aceleram o trânsito intestinal.

- Combater inflamações intestinais, ter uma flora saudável é o principal factor para evitar doenças.

- Facilitar a digestão.

- Emagrecer, pois é rico em proteínas e tem poucas calorias.

- Combater a osteoporose, porque é rico em cálcio.

- Prevenir e combater a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori.

- Fortalecer o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, que impede infecções por microorganismos através do intestino.



O Kefir ajuda a emagrecer


- O kefir é um alimento com poucas calorias, por 100 g têm apenas 37 calorias, sendo uma boa opção para usar em dietas para emagrecer. Pode ser usado para substituir o leite ou o iogurte, sendo uma excelente opção para quem tem o intestino preso.

- Pode consumir 1 vez por dia, ao pequeno almoço ou no lanche. Para ter um sabor mais agradável pode adoçar com um pouquinho de mel ou adicionar frutas como maçã ou morango.

- O kefir ajuda a soltar o intestino e por isso ao evacuar com mais regularidade é possível notar que a barriga fica menos inchada logo na primeira semana, mas para que o emagrecimento seja duradouro deve-se seguir uma dieta para emagrecer e praticar exercícios regularmente.

Onde comprar kefir

Grãos de Kefir
Grãos de Kefir

É possível comprar os grãos de kefir na internet, mas as doações entre amigos ou em sites da internet são muito comuns porque os grãos são cultivados em ambiente líquido, se multiplicando, e uma parcela deve ser removida para prevenir o crescimento excessivo, por isso quem tem em casa costuma oferecer aos familiares e amigos.

Como fazer kefir de leite

Kefir de leite
Kefir de leite

A preparação de kefir é muito simples, semelhante à produção caseira de iogurte natural.

Ingredientes:

- 100 gr de kefir
- 1 litro de leite (pode ser de coco)

Preparação:

- Colocar num recipiente de vidro os grãos de kefir e o leite. A mistura é deixada à temperatura ambiente aproximadamente 24 horas. 

- O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos que são adicionados a mais leite, repetindo o processo. 

- O kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou pode ser mantido no frigorífico para consumo posterior.