Os benefícios do ovo na saúde

Os benefícios do ovo para a saúde são diversos. Pois o ovo possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. Alem disso, são ricos em ácidos graxos omega-3, vitaminas B12 e D, e colina. Os ovos são excelentes para a saúde do cérebro. A colina é um nutriente essencial que desempenha um papel importante em várias vias metabólicas e atua como um neurotransmissor. Além disso, melhora a memória e poder cognitivo.

Vitamina B12: é essencial para o bom funcionamento do cérebro. A pesquisa mostrou que a falta deste nutriente pode conduzir ao encolhimento do cérebro, o que é um antecessor da doença de Alzheimer e demência. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, um ovo cozido inteiro contém cerca de 1,11 mcg de vitamina B12, que é de 18,5% das necessidades diárias totais de vitaminas presentes.

Ovos cozidos

Manutenção do Peso: Ter ovos no café da manhã é uma prática comum desde tempos antigos. Essa tradição pode ajudar a manter o peso corporal, porque além de fornecer energia, os ovos são mais completos. Os ovos fornecem uma energia sustentável, uma vez que não se limitam a causar um aumento nos seus níveis de açúcar no sangue que leva a uma “queda” mais tarde. Além disso, um estudo publicado na revista Rede Saudável de Nutricionistas descobriu que existem proteínas específicas nos ovos que ajudam a suprimir a fome melhor do que outros tipos de proteínas.

Olhos: A investigação demonstrou que estes carotenoides são altamente benéficos na prevenção de degeneração macular, reduzindo o risco de desenvolver cataratas. Os efeitos antioxidantes destes compostos ajudam a fortalecer suas retinas e proteger os olhos dos danos dos radicais livres e da radiação ultravioleta do sol. A luteína também é encontrada em vegetais de folhas verdes, mas os cientistas acreditam que o corpo absorve melhor a partir dos ovos.
Construção Muscular: Os ovos são considerados um excelente alimento para a construção muscular, porque eles são ricos em proteínas, que é considerado como o bloco de construção dos músculos. Ovos brancos têm uma proteína chamada albumina que incentiva mais a absorção de proteínas em seu corpo e facilita o crescimento muscular. A prática de comer ovos crus ou levemente cozidos para construir melhores músculos geralmente não é recomendada, pois pode causar intoxicação alimentar devido a bactéria salmonela. Para reduzir este risco, prefira os ovos pasteurizados e cozidos.
Humor: Ovos ricos em vitamina B12, ajudam a melhorar o seu humor e manter o stress no limite. Eles também contem outras vitaminas B, tais como vitamina B6 e folato que promovem o bem-estar mental e emocional. Além disso, a gema do ovo é uma boa fonte de lecitina, que funciona como um estabilizador do humor. Os ovos também ajudam a depressão devido aos seus níveis elevados de aminoácidos metionina e cisteína.
Cabelo e unhas saudáveis: Cabelo e unhas são compostas de proteínas, de modo que o elevado teor de proteínas dos ovos podem ajudar a mantê-los saudáveis. Para que seu cabelo cresça mais rápido, você pode até mesmo aplicar máscaras de ovo no cabelo. Por exemplo, você pode misturar uma colher de sopa de azeite de oliva em um ovo cru, aplicá-lo em seu cabelo e cobri-lo com uma touca de banho. Após 30 minutos, enxague a máscara de cabelo e use o shampoo de sua preferência. Seu cabelo vai ficar macio, sedoso e saudável. Use-o duas ou três vezes por mês.
Cancro: Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Alberta sugere que os ovos têm propriedades antioxidantes que tendem a diminuir o risco de desenvolver cancro e prevenir doenças cardiovasculares. Em particular, a gema do ovo contém dois aminoácidos, triptofano e tirosina, que têm propriedades antioxidantes. No entanto, fritar ou ferver ovos reduzem essas propriedades. Um estudo publicado, indica também que o consumo de ovos pode reduzir o risco de cancro da mama em 24%, pois eles contêm colina, necessário para o funcionamento normal das células.
Gravidez saudável: Os ovos são considerados um alimento saudável para comer durante a gravidez. Além de proporcionar uma nutrição adequada, eles ajudam a diminuir o risco da criança nascer com problemas de saúde mental ou doenças crónicas, mais tarde na vida. Esses benefícios são principalmente atribuídos a colina, um nutriente presente em ovos, carnes, feijão, nozes e outros alimentos ricos em proteínas.
A colina desempenha um papel crítico no desenvolvimento do cérebro do feto e ajuda a evitar defeitos de nascimento. Dois ovos tem cerca de metade da quantidade diária recomendada para mulheres grávidas e lactentes. No entanto, cuidado para não comer ovos crus ou mal cozidos.
Ossos: Os ovos ajudam a manter os ossos e dentes fortes, pois eles contêm fósforo, vitamina D e cálcio. É um facto conhecido que o cálcio é bom para manter os ossos saudáveis. Mas sabia que a vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino? Além disso, incentiva o crescimento dos ossso pois uma deficiência desta vitamina pode até mesmo acelerar o envelhecimento dos ossos. O fósforo também funciona com o cálcio para tornar os ossos fortes e é necessário para a densidade óssea apropriada.
Acne: A clara de ovo pode ser usada em máscaras para absorver o excesso de óleo da pele e diminuir os poros. Eles ajudam a curar a acne e reduzir cicatrizes de espinhas e manchas. Por exemplo, pode bater uma clara de ovo, espalhá-la no rosto, e cubra com pedaços de papel de seda. Deixe-o em cerca de 10 a 20 minutos. Em seguida, retire o papel de seda e lave a substância restante com água morna.
Diabetes:  O ovo contém gorduras estratégicas que saciam e nutrem o seu corpo, mantendo os níveis de açúcar e insulina baixos no sangue e permitindo um emagrecimento sustentável. Além da diminuição da medicação para diabéticos (hipoglicemiante oral).
Excelente fonte de Proteínas: Um ovo inteiro possui aproximadamente 6 gramas de proteínas. Esse valor corresponde a quase 8% das necessidades diárias de uma pessoa média, o que faz do ovo uma das melhores fontes de proteínas. Na verdade, o ovo é um alimento praticamente indispensável para uma dieta com proteínas.