Exercício físico e as doenças cardiovasculares

As atividades mais indicadas para as doenças cardiovasculares e os seus efeitos na melhoria dos sintomas.

Caminhada

Hipertensão

É a pressão que existe sobre as paredes das artérias que faz com que o sangue chegue a todos os tecidos e células do organismo. Essa pressão é normal e até essencial. No entanto, existem uma série de factores, genéticos ou ambientais, que podem fazer com que esta pressão sobre as paredes das artérias aumente em excesso e dá-se a hipertensão.
Para estes casos, os desportos com predomínio aeróbico, que ajudam a diminuir a pressão arterial, são, segundo Marcos Miranda, «os mais indicados». Caminhada, corrida, natação ou hidroginástica, dança e ténis. Recomenda-se, ainda, «as atividades gímnicas, como step, cardio ou mesmo crossfit, desde que se reduza a componente de pesos externos».
Robert Sallis, professor na Riverside School of Medicine, na Universidade da Califórnia e investigador no American College of Sports Medicine (ACSP), nos EUA, também destaca a importância dos exercícios com treino cardiovascular. «Qualquer desporto que requeira exercício cardiovascular tem benefícios na pressão sanguínea». «Já os desportos estáticos com levantamento de pesos, como a musculação, estão contraindicados, pois podem aumentar a tensão arterial», avisa.

Cardiopatias congénitas ou outras patologias cardiovasculares

«As cardiopatias congénitas devem ser tratadas cirurgicamente, quando possível, antes de ser autorizada a prática desportiva que apenas impõe restrições em função do quadro clínico», refere Marcos Miranda. Os desportos com menor carga estática sobre o coração e cuja intensidade pode ser doseada, como o golfe ou a equitação, são os mais aconselhados.
«O basquetebol e o futebol devem ser evitados porque aumentam a taxa de morte súbita», alerta Robert Sallis. Para melhorar a saúde cardiovascular global, a American Heart Association (AHA) sugere, pelo menos, 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de exercício vigoroso, por semana. Trinta minutos por dia, cinco vezes por semana, é um objetivo que poderá fixar e cumprir facilmente.
Se não tiver a hipótese de despender 30 minutos por dia, poderá dividir este período de tempo por dois ou três segmentos de dez ou 15 minutos. De acordo com a AHA, os exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação ou ciclismo) são os mais benéficos para a saúde cardiovascular. No entanto, os exercícios de força e de alongamento não deverão ficar esquecidos.
Estes têm um papel fundamental na melhoria da resistência global e da flexibilidade. A AHA alerta ainda para a importância de uma mudança muito simples. «Começar a caminhar», um hábito que, segundo este organismo, tem logo efeitos imediatos relevantes.

Exercícios para uma boa saúde cardiovascular 

30 minutos de atividade aeróbica, de intensidade moderada, pelo menos cinco dias por semana para cumprir um total de 150 minutos ou 25 minutos de atividade aeróbica vigorosa, pelo menos três dias por semana, de forma a perfazer um total de 75 minutos ou ainda uma combinação de atividade aeróbica, de intensidade moderada a vigorosa.
Exercícios de treino e fortalecimento muscular, numa intensidade moderada a alta, pelo menos, dois dias por semana. Para diminuir os níveis de tensão arterial e de colesterol, são necessários 40 minutos de atividade aeróbica, de intensidade moderada a vigorosa, três ou quatro vezes por semana.