Tratar queimaduras solares

Os sinais e sintomas da queimadura do sol incluem:

Rosto com queimaduras solares
  • Pele rosa ou vermelhidão
  • Pele morna ou quente ao toque
  • Dor, sensibilidade ou coceira
  • Inchaço
  • Bolhas pequenas cheias de líquido, que podem estourar.
  • Dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga se a queimadura solar for grave.
Qualquer parte exposta do próprio corpo, incluindo os lóbulos da orelha, couro cabeludo e lábios podem queimar. Até áreas cobertas podem queimar se, por exemplo, a roupa tiver um tecido solto que permita luz ultravioleta a entrar.
Os olhos são extremamente sensíveis à luz UV do sol e podem sofrer queimaduras. Os olhos queimados pelo sol podem apresentar dor ou desconforto. Os sinais e sintomas geralmente aparecem dentro de algumas horas após a exposição ao sol. Mas isto pode levar um dia ou mais para entendimento da extensão total da queimadura.
Dentro de alguns dias, o corpo pode começar a se curar por “descascar” a camada superior da pele danificada. Após isto, a própria pele pode temporariamente ter uma cor e padrão irregular. Uma queimadura solar mais severa pode levar vários dias ou mais para curar.

Consultar o médico se a queimadura solar:

  • Caso esteja alucinante e cubra uma área grande do corpo.
  • Caso esteja acompanhada de febre alta, dor extrema, dor de cabeça, confusão, náusea ou calafrios.
  • Caso não responda ao cuidado em  dentro de 2 dias.
Também ter cuidados médicos se tiver sinais ou sintomas de uma infecção. Estes incluem:
  • Aumento da dor e sensibilidade.
  • Aumento do inchaço.
  • Drenagem amarela, pus, de uma bolha aberta
  • Faixas vermelhas seguindo longe da bolha aberta.

Quando acontece a queimadura, não é possível fazer muito para limitar o dano à pele. Mas as dicas seguintes podem reduzir a dor e desconforto:
Mulher a refrescar a queimadura solar
1) Tomar um analgésico: Os analgésicos, como o benuron, podem ajudar a controlar a dor até que a vermelhidão e dor diminuam.
2) Refrescar a pele: Aplicar na pele afetada uma compressa fria, como uma toalha humedecida com água fria da torneira. Ou tomar um banho frio de chuveiro.
3) Aplicar hidratante, creme de aloe vera ou gel, ou creme de hidrocortisona na pele afetada: Uma dose baixa, de 0.5 a 1 por cento, de creme de hidrocortisona pode diminuir a dor e inchaço e acelerar a cura.
4) Se formar bolhas, não as rebentar: Elas contêm fluido natural do corpo, soro e são camada protetora. Ainda, rebentar bolhas retarda o processo de cura e aumenta o risco de infecção. Se necessário, cobrir levemente as bolhas com gaze. Se as bolhas rebentarem, suavemente limpar a área com sabão neutro e água, aplicar um creme antibacteriano e cobrir com um curativo molhado.
5) Beber bastante líquido, especialmente água: A exposição ao sol e calor podem causar a perda de fluidos através da própria pele. Beber ajuda o corpo a se recuperar.
6) Tratar a descamação da pele suavemente: Dentro de alguns dias, a área afetada pode começar a descascar. Isto é simplesmente a maneira de o corpo se livrar da camada superior da pele danificada. Enquanto a pele está descascando, continuar a usar creme hidratante.
7) Proteger a queimadura solar de exposição solar nova: Permanecer longe do sol ou proteger-se da luz solar quando sair.