Tratamentos naturais para as varizes

É importante dizer que na maioria dos casos, as varizes não apresentam muitos sintomas. O que mais incomoda é a parte estética que as varizes causam. Mas podemos destacar:

Pernas com varizes

  • Presença de veias tortuosas, azuladas, visíveis sob a pele
  • Agrupamento de finos vasos avermelhados, também visíveis sob a pele
  • Sensação de queimadura nas pernas e planta dos pés
  • Inchaço predominante nos tornozelos e ao final do dia
  • Coceira
  • Sensação de fadiga nas pernas
  • Sensação de peso nas pernas

Diagnóstico e Tratamento adequado

O diagnóstico normalmente é realizado a partir de um simples exame local. É importante procurar ajuda de um especialista porque somente ele poderá verificar que veias estão comprometidas.

Pode ser que o seu médico solicite exames de imagens, como o Doppler, para realizar o mapeamento dos segmentos varicosos e ajudar na localização de alterações do fluxo sanguíneo venoso.

Já o tratamento, depende muito de cada caso e da localidade das varizes. As varizes da perna podem ser tratadas pela remoção cirúrgica das veias. O procedimento cirúrgico é bem rápido e não há uma necessidade de permanecer hospitalizado por muito tempo. Sem contar que a recuperação normalmente é realizada em casa.

Tratamentos das varizes de forma natural

  • Um dos remédios caseiros mais comuns para combater as varizes é o aloe vera, conhecido por babosa. Podemos aplicar diretamente a planta sobre as varizes, massajando a área afetada, ou fazer uma mistura juntamente com  cenoura e um pouco de vinagre de maçã.
  • Uma outra excelente solução para tratar as varizes consiste em realizar massagens calmantes com óleos essenciais (amêndoas doces, azeite). Comece pelos tornozelos, massajando com as palmas das mãos e suba até às coxas.
  • Outra opção para tratar as varizes consiste em ferver 50 g de casca de castanha num litro de água, durante 10 minutosPassado esse tempo, deverá escorrer a preparação e beber o líquido resultante, uma vez que ajudará na circulação do sangue.
  • Além disso, as infusões de cavalinha também são benéficas para os problemas de veias inflamadas, porque ajudam a combater a retenção de  líquidos. Da mesma forma, pode aplicar cataplasmas de cavalinha sobre a área afetada pelas varizes, para reduzir a inflamação dos vasos  sanguíneos.
  • Essas dicas podem lhe ajudar no tratamento contra as varizes, mas deve saber que não desaparecerão totalmente, uma vez que a única forma de eliminá-las é submetendo-se a uma cirurgia.

Soluções caseiras para varizes

- Esta solução caseira para as varizes se baseia em fazer uma massagem nas pernas com vinagre de maçã puro porque é capaz de aliviar o desconforto das pernas inchadas, devido sua ação anti-inflamatória.
Coloque cerca de 500 ml de vinagre de maçã e os pés dentro de uma bacia e, com as mãos, passe o vinagre nas pernas, fazendo uma massagem do calcanhar em direção ao joelho, 5 vezes seguidas em cada pernas, e a seguir, deite-se, elevando as pernas com a ajuda de almofadas.
- Outra dica caseira para varizes é tomar o sumo de uva visto que essa fruta é rica em resveratrol, que facilita a circulação sanguínea.
Ingredientes
  • 2 copos de uvas com casca e sementes
  • 1 copo de água
Modo de preparação
Bata os ingredientes no liquidificador, adoce à gosto e beba várias vezes durante o dia. Esse remédio caseiro, apesar de ser bastante útil, não exclui a necessidade dos tratamentos das varizes. A seguir outras soluções caseiras:
- Coloque um punhado de bagas de cipreste trituradas para cozinhar num litro de água. Quando estiver morna, coe e aplique sobre a área afetada;
- Faça um chá com meio copo de agua, 1/3 dessa quantidade de óleo de mamona (pode comprar no Celeiro, Farmácias ou ervanárias) e sal. Aplique diariamente nas regiões afetadas pelas varizes;
- Faça uma mistura com um litro de álcool e três caroços de abacate batidos no liquidificador. Guarde a mistura em um recipiente bem tampado e deixe descansar por três dias. Após esse período, realize massagens com a solução nas regiões afetadas.