Dicas para emagrecer






A Perda de peso é um objetivo que não deve ser feito sem critério ou com qualquer dieta, principalmente aquelas dietas milagrosas que prometem efeito rápido. Mais que perder peso é necessário abraçar uma forma saudável para viver, evitando assim o risco de doenças.


Alimentos saudáveis
- Anote num caderno a sua alimentação do dia-a-dia. Registre tudo para que veja o quanto come sem dar conta.

- Meça as porções. Regule a quantidade de alimento que você consome para aprender qual é o tamanho das porções que encaixa com o seu organismo e que se sinta bem.

- Beba muita água. Sempre que puder beba um copo antes de se alimentar.

- Sirva a comida em pratos pequenos e rasos. Em quantidades menores parecerão proporcionalmente maiores.

- Coma sem pressa. A partir do início em que começamos a comer, demora 20 minutos para que o cérebro registre que a fome foi saciada.

- Não fique com fome. Verifique quais os momentos do dia que precisa de mais energia e se alimente de porções que a satisfaça.

- Faça alguma outra atividade em vez de comer. Quando sentir necessidade urgente de comer e não for hora da refeição, tente praticar alguma atividade, tipo um passeio estimulante, ou ligue para uma pessoa. 

- Não seja muito exigente consigo mesmo. Se está com muita vontade de comer um lanche pouco saudável, coma. Mas, depois regule o que vai comer posteriormente.

- Estabeleça uma meta realista de perda de peso semanal, lembrando que não se perde peso igual durante todas as semanas.

- Escolha uma dieta variada e equilibrada, rica em vegetais e frutas.

- Coma três refeições moderadas (pequeno almoço, almoço e jantar) por dia e, entre essas refeições uma fruta fresca. Não pule nenhuma refeição.

- Evite álcool, refrigerantes e bebidas adoçadas ricas em calorias. Prefira bebidas com poucas calorias ou água.

- É fundamental fazer exercício, para reduzir o peso, tente fazer exercícios no mínimo três vezes por semana. A atividade física queima calorias e aumenta a taxa do metabolismo basal (o número de calorias usadas pelo organismo em repouso). Exercícios de relaxamento, alongamento e fortalecimento eliminam a gordura, além de tonificar os músculos. Inicie caminhadas pela manhã ou ao final da tarde.