10 Dicas caseiras para o cabelo

Mulher com cabelos

1. Não lave o cabelo com água quente

A água quente é a pior inimiga dos cabelos saudáveis. A alta temperatura faz com que os cabelos fiquem ressecados, porosos e sem brilho nenhum. Então, deixe aquele banho quente de lado (também não faz bem para pele) e comece a higienização com água morna para retirar o excesso de oleosidade e termine com água fria para dar brilho às madeixas. 

2. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo 

Esse é outro ponto importante para desfilar cabelos saudáveis. Produtos específicos para o seu tipo de cabelo é um investimento que vale muito a pena, pois eles tem os componentes certos para tratar cada caso. Por exemplo, se você tem os fios coloridos, champô e condicionadores para madeixas pintadas devem estar na sua prateleira. 

3. Champô é para aplicar apenas na raiz

O Champô foi feito para limpar os fios e retirar a oleosidade excessiva produzida pelo nosso couro cabeludo. O correto é aplicar o produto apenas na raiz, massajando bem a área para ativar a circulação sanguínea e estimular o crescimento dos fios. Na hora de enxaguar, a espuma vai descer pelos cabelos, completando o resto da lavagem. 

4. Hidrate os fios uma vez por semana

Não importa qual seja o seu tipo de fio, a hidratação uma vez por semana é para todos os cabelos! Sempre tire aqueles minutos a mais para fazer o tratamento caprichado com uma máscara concentrada. Para potencializar o efeito, pode misturar o creme com o óleo de abacate ou óleo de ricino 100% natural.





5. Fã de escova eléctrica, secador ou prancha? Use o protetor térmico, sempre!

Se é adepta das ferramentas de calor, o primeiro passo é nunca esquecer de aplicar um protetor térmico nos cabelos para protegê-los da alta temperatura. Nada de sair secando sem passar um leave-in, afinal, você não quer um cabelo ressecado, poroso e sem brilho. 

6. Use produtos com filtro UV

Os raios solares também deixam os cabelos ressecados, além de fazer com que a cor dos fios coloridos desbotem mais rápido. Aplique um leave-in, óleo de ricino ou silicone, pois todos esses produtos possuem filtro UV, garantindo a proteção. 

7. Nunca seque o cabelo muito molhado 

Saiu do banho com o cabelo encharcado e já vai direto pegar no secador? Pode parar por aí! Antes de usar a ferramenta de calor, além de aplicar o protetor térmico, é muito importante retirar o excesso de água dos fios. Começa a secagem com eles muito molhados, você vai ficar muito mais tempo com a alta temperatura nas madeixas, o que não é nada saudável. 

Retire o excesso de água com a toalha e espere alguns minutos para começar a secar os cabelos! 

8. Encaracolados: não penteiem os caracóis com os cabelos secos 

Sabe que ficar com os caracóis bem definidos pode ser um pouquinho trabalhoso. Para manter o formato dos cabelos, é importante seguir alguns cuidados básicos. Pentear os fios secos compromete os caracóis, além de favorecer o aparecimento de frizz. Deixe sempre esse momento para quando as madeixas estiverem molhadas.

9. Não prenda o cabelo molhado

Prender o cabelo molhado pode enfraquecer os fios e causar quebra. Deixe os fios secarem naturalmente ou agilize o processo com a ajuda de um secador para não correr o risco de enfraquecer as madeixas com esse ato.





10. Invista em uma fronha de cetim ou seda 

Quer acordar com os caracóis menos despenteados e, principalmente, sem frise? Invista em uma fronha de cetim ou de seda, pois esses tecidos não causam atrito, evitando a quebra capilar e os fios arrepiados durante a noite de sono.